terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A IGREJA E O SONHO DO PASTOR


Por vocação todo pastor é um sonhador. O desafio do ministério em suas múltiplas nuanças gera sonhos. Alguns irreais. Outros se projetam na eternidade quando contemplaremos os resultados do labor pastoral. Sonhar gera sofrimentos. Dores de parto, Gálatas 4:19, escreve Paulo. O processo da formação espiritual é longo e penoso. São dores contínuas. Vigilância constante. Sonhar está envolto em aflições crescentes, Colossenses 1:24. Há um mistério entre o pesadelo e o sonho. Às vezes se confundem. Embora as aflições sejam apenas os restos dos sofrimentos de Cristo pela Igreja. Isto apavora. Aliás, o pastor é humano. Um humano investido de responsabilidades espirituais que superam a própria dimensão humana. É instado a amar mesmo não recebendo amor, 2ª Coríntios 12:15. Esse amor, sem retorno, gera desgaste profundo na missão pastoral. O cuidado com a Igreja gera opressão, 2 Coríntios 11:28. Não opressão maligna. Mas a opressão da responsabilidade. Da prestação de contas ao Sumo Pastor, 1ª Pedro 5:1-4. Ovelha não entende de sofrimento pastoral. Não compreende a dor que causa ao se ausentar do rebanho. Ao desgarrar-se atraída pelo uivo traiçoeiro do lobo voraz. Ovelha se satisfaz com muito pouco. O pastor não. Quer mais. Busca o bem da ovelha. Sua saúde espiritual. Sua pujança em produzir novas ovelhas, mediante bom testemunho, para o fortalecimento do rebanho.


Nos textos citados encontramos a dor do coração do pastor. Há, porém um texto que assombra o labor pastoral. Paulo escreve à Igreja em Corinto. Igreja que tudo possuía. Experiências amargas com o pecado. Igreja que comprova a força transformadora do Evangelho de Cristo, 1ª Coríntios 6:10-11. Pecadores infames tinham sido transformados em santificados em Cristo Jesus, 1ª Coríntios 1:2. Mesmo transformados não conseguiam viver a harmonia do Evangelho. Brigas. Disputas. Superioridade orgulhosa. Permissividade pior que a dos não salvos. Confusão nos cultos. Arrogância espiritual. Partidarismo e muitos outros fatores modernos integravam a Igreja. Paulo, o pastor, sonha. Não desiste. Tem um alvo. Fazer daquele grupo insano, rebelde e irreverente, algo novo. O apóstolo usa a figura da virgem noiva, 2ª Coríntios 11:2. Vestida com as vestes nupciais. Pronta para ser entregue ao noivo. Noivo muito especial: Cristo. Na mente do apóstolo a figura usada por João mais tarde, Apocalipse 19:7-8, ganha um colorido especial. Vestida de linho finíssimo. Sem manchas. Sem os resquícios ou respingos do pecado. A noiva é entregue solenemente pelo pai ao noivo. Paulo se considera um gerador da Igreja. Ela foi gestada mediante longo processo de trabalho e dedicação exclusiva. Lágrimas, muitas lágrimas, foram derramadas, para fazer daquele grupo uma Igreja de Cristo. Mas eis o momento aguardado. Ofegante ele, o pastor, se aproxima do noivo e faz a entrega. A Igreja não lhe pertence. É propriedade do noivo. Cabe ao noivo desposá-la. Introduzi-la na câmara nupcial. O apóstolo sonha com esse momento e o descreve, Efésios 5:25b-27. Compensou toda a dor do ministério pastoral. Valeu lutar contra os inimigos da Igreja. Combater os Alexandres, latoeiros, 2ª Timóteo 4:14. Advertir as ovelhas quanto ao perigo dos lobos cruéis e dos homens perversos, Atos 20:29-30. O sonho se transformou em realidade graças à ministração do Bom Pastor, que deu a sua vida pelas ovelhas.


A Igreja existe para ser vitoriosa. Por antecipação o seu fundador lhe concedeu o título de vencedora. Medalha de ouro. Lugar garantido no pódium celeste. Nenhum poder consegue destruir a Igreja ou enfraquecê-la. Pode fazê-la sofrer. Muitos há que geram sofrimento à Igreja. Turbá-la com a introdução no seu corpo de elementos estranhos aos propósitos de Cristo. Mas ela permanece se ataviando para o encontro com o noivo.


O sonho do pastor não advém do onirismo, mas da convicção de que as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja de Cristo. Como componente da Igreja, você, ovelha, é desafiada a compor esse sonho. A jamais abandonar a Igreja e o rebanho do Senhor. Não permita ser atraída pelos uivos que chegam de todos os lados, oferecendo comida contaminada por heresias. Há um sonho e você faz parte dele. Ser apresentado a Cristo com vestes puras. Lavadas pelo sangue precioso do Cordeiro, o Bom Pastor. Sonho com a Igreja vitoriosa. Sonhe comigo.



Autor:Pastor Julio Oliveira Sanches
fonte:http://www.pastorjuliosanches.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário