Ministério da Reconciliação

Ministério da Reconciliação

Texto Básico :2 Coríntios 5:18 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,


Comentário : ministério reconciliação veio com propositor de levar o homem pecador a Deus por Intermédio de Jesus Cristo


Isaias 53 : 6
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos
LEIA – Isaias 53 : 1 a 12


Breve Historia


Deus criou o céu e a terra , e viu que precisava de alguém para cuidá-la , fez o homem e soprou em suas narinas o fôlego da vida e viu que o homem estava só , e das suas costelas fez a mulher , o Senhor fez o homem a sua imagem e semelhança.(leia Gênesis 1 e 2)
Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Mas a serpente enganando a mulher Eva faz com quer ela como do fruto proibido por Deus , oferecendo o fruto a Adão , eles reconheceram que estavam nu e se esconderam. ( leia Gênesis 3: 1 ao 10).
Deus disse a serpente porquanto fizeste isso maldita serás mas que , todos as bestas e animais do campo sobre o seu ventre andarás , e pó comeras todos os dias de sua vida , e porei inimizade entre ti e a mulher entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
A mulher teria filho com dor , e o homem do suor do rosto comeria. (leia Gênesis 3 : 11 ao 24).


1- O Fruto da Desobediência


Através da desobediência do homem o pecado entrou no mundo pelo pecado a morte assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. ( Leia Romanos 5 : 12)
Homem ficou sujeito a pecar e morrer isso significava que o homem poderia esta longe da presença de Deus pois o pecado afasta o homem de Deus(leia Isaías 59 :2). Alem de ter que passa pela morte física, pois homem não foi criado para morre sim para viver. Portanto era necessário que homem paga -se um preço pelo seus pecados para obter o perdão de Deus pois ele não toma o culpado por inocente (Leia Naum 1: 3)

Isaías 59 : 2
Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.


Existe dois tipos de morte a física e a espiritual :
A morte física e a morte do corpo essa a maioria dos homem devem passa e a outra é morte espiritual que traz a conseqüente e terrível morte eterna, são inevitáveis resultados do pecado com isso afasta homem de Deus.


2- Vivendo Segundo a Lei (Leia Êxodo)


Como lermos anteriormente era necessário que o homem paga-se um preço pelo perdão de seus pecados .No antigo testamento os homens sacrificava animais para obter o perdão de seus pecados (Leia Êxodo 29 : 36) mas quem praticava o ato sacrifica animais como oferta pelo pecado era os hebreus povo escolhido por de Deus e os estrangeiros que habitava entre eles .


POVOS QUE ADORAVA A OUTROS DEUSES OU ADORAVA A HOMENS :


AMOM( Ezequiel 25-2) MOABE(Jeremias 48-31) EDOM(Ezequiel 25-13) TIRO(Ezequiel 25-16) FILISTEUS(I Samuel 7-7) GOGUE(Ezequiel 39-11) BABILONIA(Jeremias 29-22)
DAMASCO( Jeremias 49-23 a27 ) ARABIA(Jeremias 49-28 a 33) ELÃO (Jeremias 49-34 a39) NINIVE(Naum 3-7) CALDEUS ( Isaias 47-5) ASSÍRIA( Sofonias 2-13) SIDOM(Ezequiel 28-21)


3- A espera do Messias - Aquela que anunciaria o Ministério da Reconciliação ao mundo


Naquela época todas mulheres aguardavam a vinda do messias , o Senhor daria um sinal que um virgem conceberia e daria a luz a um filho e será o seu nome EMANUEL (Leia Isaias 7:14).
Muitos esperavam que messias viesse como grande soldado ou um imperador .
Os profetas como Isaias entre outros anuncia a sua vinda dizendo que quando ele viesse não havia ter nem aparecia nem formosura para que o desejasse que ele seria conduzido como ovelha calado ao matadouro entregando sua vinda pela de muitos .
Os Profetas disseram que nele não acharia pecado algum . ( Leia Isaias 53 )


4- O Motivo da Reconciliação

Leva o homem a esta perto de Deus não sendo mas necessário sacrifica animais ,para obter o perdão ,pois vimos que a povo de Israel ofereciam sacrifícios isso estimulava o relacionamento do homem com Deus . Enquanto os outros povos viviam distantes de Deus , tendo assim seus pecados acumulados(Leia Isaias 59:2e 3).


5 - O Nascimento do Messias


Jesus foi concebido por obra e graça do Espírito Santo , e nasceu de Maria , sendo esta ainda virgem sua conceição foi sobrenatural não de semente humana, mas divina.
Nasceu Jesus na cidade de Belém de Judá em uma manjedoura .
Maria temendo a Herodes rei da época que havia colocado um decreto para matar todas crianças menores de dois anos pois ele temia o nascimento do filho de Deus. Isso fez com que Maria fosse para Belém na companhia de José e lá ela concebeu Jesus .
Os magos viram a estrela que estava no oriente perceberam que o Messias havia nascido com isso foram ao seu encontro levando ouro ,mirra e incenso .
Assim nasceu o grande Emanuel passando parte da sua infância no Egito por causa do rei Herodes .


Observação: Jesus ele possui varias nomes como Emanuel, Messias , Príncipe da Paz , Deus forte entre outros nomes mas é mais conhecido como Jesus Cristo de Nazaré .
Atenção : leia um pouco sobre a historia do nascimento de Jesus em Mateus Lucas Marcos e João.


6 - Foi Anunciado o Ministério da Reconciliação


Então Jesus crescer em tamanho e sabedoria na presença de Deus e logo os doze anos já anda entre os doutores da época.
Jesus passa cumprir o seu chamado que era de trazer o homem definitivamente a presença de Deus.
Ele diz que é o único caminho leva a Deus e somente através dele o homem poderia se salvo e ter o perdão de seus pecados.
Ele veio para os seus mas os seus não o receberam(povo Israel) mas todos os quanto o receberam e recebe tornaram filhos de Deus tendo seus pecados apagados .
Jesus ele cumpri toda a lei e anuncia as boas novas por todas as partes fazendo discípulos .
Aonde ele passava pessoas e curadas, libertas, vidas ressuscitas e pessoas eram salva .
E necessário saber que Jesus veio como homem e não usou ser igual a Deus ele operou vários milagres através de Deus.

7-O Comprimento do Ministério da Reconciliação



Como já vimos anteriormente era necessário que Deus envia se seu único filho para morrer na cruz do calvário para nos salvar e nos dar a reconciliação ( Leia João 3 : 16).
Então como relata nos evangelhos , Jesus ora no Getsêmani se entregando ao Pai mais uma vez, suando gostas de sangue pedi ao Pai para que não fosse feita a vontade dele mas sim do Pai que o envio , logo depois e traído por um dos seus discípulos a saber Judas Iscariotes seu tesoureiro ,depois negado, por Pedro três vezes antes que o galo canta-se ,Jesus abandonado por todos ,humilhado pelos soldados , trocado por Barrabás , é levado a cruz .

Um dos presos esta sendo crucificado , blasfema contra ele e outro preso roga-lhe que lembra-se dele quando ele entrasse no paraíso e Jesus responde disse: hoje mesmo estará comigo no paraíso.
Assim Jesus morre e de fato e verdade se cumprir o ministério da reconciliação e o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, levando consigo todos os nossos pecados.
Ao terceiro dia ressuscita dentre os mortos , Maria procura por Jesus, e avisa as discípulos que ele havia ressuscitado.
Jesus se encontrou com os discípulos deu ordens (Leia Marcos 16 : 15)e disse que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos (Leia Mateus 28: 20) e que iria mas voltaria para buscar seu povo (Leia Apocalipse 22 : 20) .


8-Conclusão
Neste estudo ,vimos a necessidade do homem esta perto de Deus ,anelando pela sua presença mas também vimos que o pecado impedia o homem se relaciona com Deus.
Povo vivia em meio as leis só que eles não consegui cumprir como deveria e por isso estavam ficando distantes de Deus, devido a desobediência do homem .
Com isso Deus envia o seu filho amado para morrer na cruz, como único cordeiro , para salvar a humanidade , por amor a todos nós.
Então já sabemos agora que só através de Jesus podemos chegar a Deus, mesmo que sejamos pecadores pois Jesus já pagou um alto preço pelos nossos pecados, portanto devemos confessar que Jesus Cristo e o SENHOR e que ele ressuscitou dentre os mortos (Leia Romanos 10: 9 ).


9 – Palavra de Fé


A Parábola do Filho pródigo / Lucas 15 : 11 a 32


Certo homem tinha dois filhos; o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres. Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente. Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade. Então, ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a guardar porcos. Ali, desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada. Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti;
já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores. E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se. Ora, o filho mais velho estivera no campo; e, quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças. Chamou um dos criados e perguntou-lhe que era aquilo. E ele informou: Veio teu irmão, e teu pai mandou matar o novilho cevado, porque o recuperou com saúde .

Ele se indignou e não queria entrar; saindo, porém, o pai, procurava conciliá-lo. Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos; vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado. Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu. Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.


Ao leitor


Prezando leitor saiba que Jesus estar de braços abertos para nos recebemos , pois ele nos deu o Ministério da Reconciliação pois ele nos ama e sempre esta pronto para nos perdoamos , pois ele e o nosso Advogado (Leia João 1 :12). E ele têm sempre o melhor para nos dar confie nele e o mas ele fará .






2 comentários:

  1. quero implorar por favor em favor de meu casaemnto,pois meu marido me traiu e acabou me abandonando eu e nossa filha.Estamos sofrendo muito...não admite para mim..poré para sua irma abriu o jogo disse que não queria mais,,sofro muito poi ainda o amo.e acredito na família e principalmente que só Jesus para restaurar,atrvés de muita oração,,imploro por favor que Deus tenha misericórdia e restaure a vida de meu marido leandro me volte para casa,,obrigada.

    ResponderExcluir
  2. ESSE BLOG É MUITO IMPORTANTE, POIS PRECISAMOS MUITO DA PALAVRA DE DEUS, TANTO NAS IGREJAS COMO TAMBEM NA INTERNET.

    ResponderExcluir