segunda-feira, 21 de março de 2011

Obras da carne

No livro de Gálatas, no capítulo 5, a partir do versículo 19, encontramos advertências sobre as obras da carne. Falando sinceramente, sem nos esconder atrás de nenhuma justificativa, todos sabemos do que Paulo esta falando nestes versículos. Todos vivemos em constante luta contra tais obras. A Palavra de Deus nos diz que se somos guiados pelo Espírito, não estamos mais debaixo da lei. Ou seja, não temos que viver escravos, presos pelo pecado, dominados pelas obras da carne. Podemos e devemos viver a liberdade que há em Cristo. Livres de todas as amarras do pecado, de todas as obras da carne. Mas, lembremo-nos que isto erá uma decisão todos os dias, toda hora.

A Palavra nos afirma, “conhecereis a verdade e a verdade vós libertará”. Desta forma, vamos examinar um pouco mais de perto o que a Palavra esta nos ensinando sobre as obras da carne. Vejamos alguns comentários importantíssimos feitos por Russell Norman Champlin, no Novo Testamento Interpretado, versículo por versículo.

“Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus” Gálatas 5:19-21

IDOLATRIA: Através da idolatria a natureza humana não-regenerada cria suas divindades segundo os seus desejos humanos, edificando uma teologia capaz de racionalizar a maneira como os pagãos viviam e como tencionavam continuar vivendo.

INIMIZADES: As inimizades, ou seja, “ódios”, palavra utilizada no plural indicando muitas modalidades de ódios, contra Deus e contra os homens. Essa emoção é o oposto exato do amor, pois, ao invés de buscar o benefício e o bem-estar do próximo, busca prejudicá-lo, almejando a sua destruição; assim fica exibido um caráter profano, visto que Deus é amor. As inimizades geram as hostilidades de todas as formas.

PORFIAS: As porfias ou facções – desavença, contenda – trata-se da atitude mental hostil, que cria problemas os mais inesperados entre as pessoas resultando em dissenções e divisões. É a mesma coisa que a “discordia”, a “briga”. É caracterizada pela “ambição”, desatenção, enfeiamento. Buscando propósitos egoístas, promovendo o espírito de partidarismo, as “facções”.

Como é fundamental conhecermos a pura verdade da Palavra e nos expor a ela sem reservas, para que possamos dar lugar ao Espírito Santo que nos convence do pecado e nos leva ao arrependimento. Que esta primeira parte do estudo sobre as obras da carne possa produzir frutos de arrependimento em nossos corações. Abra seu coração e deixe o Espírito Santo falar com você.


Andreia Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário