quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Hoje Fiz Aniversário - Crônicas

“Hoje fiz aniversário”, dizia o cartão junto ao belo vaso de flores sobre a minha mesa. Sempre recebo flores. Gosto de flores. Elas me fazem lembrar de Jesus a contemplá-las. Da exigüidade da vida. As flores me dizem que a vida passa com rapidez. Devo vivê-la com sabedoria cada momento. Mas sobretudo aprender a confiar cada circunstância da vida nAquele que veste as flores com variegadas cores. As flores me levam a sentir piedade de Salomão, com todo o seu reino de esplendor. Não conseguiu segundo Jesus, igualar-se ao lírio do campo. Razão simples: Os parâmetros de beleza divina diferem dos conceitos humanos. A simplicidade de uma flor tem maior relevância, para o Senhor, do que toda a empáfia dos homens.

As flores vinham com a dedicatória de um jovem. Conheci-o ainda júnior. Era um momento de perda triste em sua vida. Havia questionamentos vários a envolvê-lo. Não é fácil explicar a tragicidade da morte e a morte trágica de alguém que integra nossa existência. Acompanhei-o com carinho e admiração. Revelou-se crente fiel. Tornou-se ovelha do rebanho. Caminhamos juntos sua passagem pela a adolescência. Passei a amá-lo como filho. Assim como Paulo se refere a Timóteo em oportunidades várias. Aprendeu a conviver com as crises que a vida nos oferece a cada dia. Jovem, deixou o rebanho em busca de preparo para a vida. Aluno brilhante da UNICAMP. Transferiu-se para outro rebanho, onde experimentou as desilusões que toda Igreja oferece àqueles que sonham com salvos perfeitos. Às vezes buscava conselhos. Como proceder a cada nova situação. Perdemos o contato. A necessidade de sobrevivência rouba-nos o tempo e a oportunidade de cultivar as boas amizades.

Mas em momentos inesperados surgem situações e atitudes que nos comovem. São convites a refletir nas pequeninas ações que embelezam a existência. Foi o que senti, emocionado, ao ler o pequeno bilhete da ex-ovelha querida. Dizia: “Pastor, hoje fiz aniversário! E decidi fazer algo diferente: AGRADECER alguns daqueles que considero “PRESENTES” de aniversário em minha história... O Sr. é um deles!!! Acho a vida bastante triste e difícil, mas confesso que tais pessoas me causam a sensação de que Deus está por perto... Obrigado!!! Obrigado pelo HOMEM que o Sr. é, pelo CARÁTER que o Sr. Tem! Eu o reverencio muito!!!”

Posso parecer não ético ao trazer à lume as palavras acima. Mas elas me comoveram. Sem o desejar, marcamos vidas. Marcas indeléveis que nos seguem pela vida. Que sobressaem em momentos de dor e frustração. Sem saber, muitas vezes, somos a única referência sobre Deus para alguém na escuridão e labirinto do sofrimento. Não basta aconselhar. É preciso viver o conselho. Quantos que se desviam do Evangelho de Cristo excomungados com o frágil ou nenhum testemunho dos salvos.

A “vida é triste e difícil”, diz ele. Concordo. Viver não é fácil. Viver bem mais difícil ainda. As tristezas são muitas. As perdas irrecuperáveis e irreparáveis. Choramos, tentando compreender o porquê da dor. Ninguém nos oferece a resposta desejada. Aliás, ninguém sabe o que responder ao sofredor. É o momento em que é possível estabelecer diferença. A fé e a esperança que Cristo nos oferece servem como plataforma para continuar. Quando encontramos mãos amigas na escuridão da vida, descobrimos que Deus está presente. Desde que tais mãos não tenham como objetivo ser Deus, mas caminhar juntos na busca do Senhor.

Quanta beleza a vida em Cristo nos oferece. Como é rico o ministério pastoral. Seus segredos. Suas incompreensões. Seus mistérios profundos ao caminhar com o Senhor levando outros ao encontro de Deus. Confesso que fiquei emocionado. Chorei. Estava retornando de uma Assembléia convencional difícil. Sofrida. Quantas lutas e a eterna e insistente pergunta: Compensa?

Deus sempre tem alguém com flores nas mãos a dizer-nos. Compensa! Olhe os lírios! Eles continuam desafiando toda a soberba e grandeza humana. São mensageiros simples a apregoar: As flores passam, mas a Palavra do Senhor permanece para sempre.

Sou grato aos que me oferecem flores, enquanto vivo. Sou também aos que ofertam espinhos. Servem como avisos, de que a vida é triste e difícil para todos nós. Louvo pelo privilégio de servir. Independente de compreensões humanas. A semente lançada com amor sempre germina e produz sonhados frutos. Poucos retornam para agradecer e trazer flores. Não importa. A recompensa está em servir de instrumento que revele ao mundo que Deus está perto.

Compensa investir na criança, no júnior, adolescente, jovem e nas pessoas. Mesmo que o tempo demore, os frutos permanecem. Às vezes usando estranha maneira de festejar aniversário. Em vez de esperar e receber presente, oferecendo-o como forma de gratidão


Autor: Pastor Julio Oliveira Sanches
Fonte: http://www.pastorjuliosanches.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário